quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Borboleta-coruja Caligo beltrao

A borboleta-coruja confunde predadores com estampa das asas.

Espécie que ocorre no Leste do Brasil ganhou o nome popular por apresentar um “olho” nas asas.

Apos a cópula, as fêmeas procuram a planta hospedeira de suas lagartas.


                                    Borboleta-coruja vive cerca de três meses (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)

Ao percorrermos uma trilha em um parque, mata ou área preservada, muitas vezes buscamos observar tudo ao nosso redor. Plantas, aves e insetos são exemplos de vidas que podem chamar a nossa atenção durante o caminho.

Encontrada a planta, é feita a postura dos ovos.


Entre vaivéns pelos caminhos, muitos seres passam despercebidos. Outros, porém, ganham nossa atenção por particularidades. Um exemplo disso é a borboleta-coruja (Caligo beltrão). A espécie de asas castanhas, semelhantes ao tronco de uma árvore, destaca-se principalmente pelo “olho” que possui em meio às asas e dá origem ao nome popular. O desenho circular amarelo e preto remete aos olhos dos rapinantes. Acredita-se que esta estampa natural ajude a driblar os predadores, já que passa a impressão de ser um animal maior e mais perigoso do que é de fato.

Também conhecida como corujão, esta espécie ocorre na região Leste do Brasil e pode ser encontrada em beira de matas ou ainda em bananeiras, onde costuma se alimentar das folhas quando ainda é lagarta. Na fase em que se torna borboleta, alimenta-se em frutas caídas no chão e também em fezes de animais.

Lagartas se desenvolvem até a fase de pupa e depois emerge o adulto.


Não à toa é considerada uma das maiores exemplares de borboletas do País: a envergadura pode atingir 18 centímetros. A fêmea é maior que o macho, porém são menos coloridas que os parceiros. Vive cerca de três meses e é considerada uma espécie ameaçada, devido à captura criminosa e à destruição de seu hábitat.

Nome Científico:Caligo beltrao
Família:Nymphalidae.
Ordem:Lepidoptera
Distribuição:Típica da região Leste do Brasil.
Habitat:Vive junto à beirada de matas ou bananeiras.
Alimentação:Essencialmente folhas de bananeira família Musaceae (enquanto lagarta) e quando adultos (borboletas) de frutos caídos no chão além de fezes de animais.

Reprodução:Após o acasalamento, a fêmea começa a botar seus ovos. Em geral as lagartas vão se desenvolver em bananeiras e em outras plantas da família das ciperáceas (semelhante a gramíneas) e marantáceas (composta de ervas dotadas de ampla e bela folhagem, flores hermafroditas, assimétricas e heteroclamídeas).


 O ciclo continua.


Saiba mais:O nome já diz tudo. 

Nas asas, pelo lado de dentro, ela tem um desenho semelhante ao rosto de uma coruja, com destaque para os olhos enormes e abertos. Dizem que esta estampa serve de maneira eficiente para driblar seus predadores. Ou seja: parece um animal maior e mais perigoso do que realmente é. Também é conhecida como corujão. 


Já pelo lado de fora, tem um azul magnífico, com detalhes em preto (aliás, a asa azul nunca perde a sua cor, mesmo depois de anos de sua morte). De hábitos crepusculares quando adulta (voa lentamente ao amanhecer e ao anoitecer), ela é um dos maiores exemplares de borboletas que se tem notícia (chega a medir até 18 centímetros de envergadura). 

Efêmera, como a maior parte da espécie, a borboleta-coruja vive aproximadamente três meses. Mas até chegar a esta fase (entenda-se a metamorfose completa) leva cerca de 105 dias. 

Em geral as fêmeas são maiores e menos coloridas que os machos. Uma coisa é certa: nenhum exemplar é igual ao outro (como uma impressão digital). 

Um de seus principais inimigos é a vespa, que colocam seus ovos na borboleta-coruja de qualquer sexo. E suas larvas, literalmente, as parasitam. 

Inseticidas usados nas plantações de banana também costumam causar sua morte. Soma-se a isso, está ameaçada por captura criminosa e pela destruição de seu habitat. 

Fonte: 

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/borboleta-coruja-confunde-predadores-com-estampa-das-asas.ghtml

http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/fauna/invertebrados/NOT,0,0,1223144,Borboleta-coruja.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário