quarta-feira, 26 de julho de 2017

Feira: Insetos na ESALQ - em 22 de julho 2017.

Um sucesso. 





Objetivo:
Demonstrar, com linguagem simples e direta, à comunidade de Piracicaba e região a importância dos insetos por meio de atividades práticas que ilustram seu papel como polinizadores de plantas, pragas da agricultura e urbana, reguladores de população de pragas, cicladores de nutrientes do solo, transmissores de doenças ao ser humano e seu uso na alimentação humana e animal, bem como curiosidades gerais acerca destes organismos nas artes e/ou cultura geral. Além disso, abrir as portas da universidade para que a comunidade conheça suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Entre outras, Chef ensina receitas à base de insetos e faz degustação de pratos. 

Evento 'Insetos na Esalq", teve entrada gratuita; com programação de oficinas, visitas guiadas ao Borboletário e formigueiro; inscrição feita com antecedência.

Feira terá workshop e pratos feitos com insetos comestíveis em Piracicaba (Foto: Comunicação Esalq/Piracicaba)





A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da USP em Piracicaba (SP), realizou uma feira de insetos no dia 22 de julho. Uma das atividades práticas foram ministradas pelo Chef e Professor Rossano Linassi, do Instituto Federal Catarinense, Camboriú (SC). Ele  ensinou receitas à base de insetos e ofereceu degustação dos pratos aos visitantes. A participação foi gratuita.


As inscrições para as atividades práticas estavam abertas até o dia do evento. A programação ofereceu visitas guiadas ao Borboletário, formigueiro e meliponário. 
Confira a programação completa abaixo.

Durante o workshop, o professor ainda vai expôs dados e curiosidades sobre o uso de insetos na alimentação humana, quais países e culturas têm este hábito, quais insetos são comestíveis e o porquê a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda os insetos na alimentação humana.

A feira “Insetos na Esalq” teve o objetivo de mostrar a importância dos insetos à sociedade e como eles colaboram com a sociedade por meio da polinização de plantas, pragas da agricultura e urbana, reguladores de população de pragas, recicladores de nutrientes do solo, transmissores de doenças ao ser humano e seu uso na alimentação humana e animal.


As inscrições foram feitas até o dia do evento  pelo telefone (19) 3429-4122 

Serviço

O quê: Feira Insetos na Esalq
Quando: Sábado (22), das 9h às 17h
Onde: Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) da Esalq
Quanto: Gratuita (inscrições foram feitas por e-mail ou telefone)

Evento terá oficina sobre insetos na alimentação humana e degustação de pratos (Foto: Comunicação Esalq/Piracicaba)


Programação completa:
Workshop Insetos na Alimentação Humana, com chef e professor Rossano Linassi do Instituto Federal Catarinense, Camboriú (SC).

Visitas Guiadas – Borboletário (9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h)

Visitas Guiadas – Formigueiro (9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h)

Visitas Guiadas – Meliponário (9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h)

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, planta, árvore, flor, atividades ao ar livre e natureza

Interior do Borboletário


Interior do Borboletario

interior do Borbolet
Estação - Insetos e aracnídeos e o homem: o visitante poderá tirar dúvidas sobre os métodos de controle do inseto vetor da dengue, zika e chikungunya. Será orientado sobre os mitos acerca do inseto, sobre os métodos de controle que não funcionam e são disseminados por diferentes veículos de informação.

Estação - Controle biológico: o visitante vai aprender que não é só agrotóxico que combate as pragas agrícolas e que alimentos mais saudáveis e menos nocivos ao meio ambiente podem ser produzidos com o uso de “inimigos naturais”, que são insetos ou ácaros, ou “doenças de insetos” .
Estação - Curiosidades sobre os insetos: Nessa tenda o visitante poderá aprender a identificar os insetos, sabendo diferencia-los dos aracnídeos (aranhas, carrapatos e escorpiões).

Estação - Artes e Insetos: Serão apresentadas pinturas e desenhos. Os insetos têm sido inspiração para artistas desde os tempos mais remotos e sua representação em obras possui uma série de significados que serão expostos aos visitantes.

Estação - Insetos em seu quintal e horta caseira: A ideia é proporcionar conhecimento para controlar pragas em horta caseira e no jardim de suas casas, com produtos alternativos, com baixo impacto sobre os moradores e animais domésticos e que não cause desiquilíbrio.

Estação - Espaço Kids/ninfas: Espaço onde as crianças poderão brincar e desenvolver atividades relacionadas aos insetos. Nessa estação, a criança terá oportunidade de ter um desenho em sua mão, braço ou rosto com tema de insetos, com tintas coloridas e cintilantes que não causam danos à sua pele.

E ainda:
- Tendas temáticas sobre Pragas Agrícolas, Controle Biológico, Métodos Alternativos de Controle, Insetos Vetores de Doenças.
- Espaço kids com diversas atividades para crianças.

Fica aqui o convite para quem quiser comparecer no próximo evento e conhecer um pouco mais sobre os insetos.

Insetos na ESALQ







Fonte:

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/chef-de-cozinha-ensina-receitas-a-base-de-insetos-em-feira-na-usp-de-piracicaba.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário