quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Antropoentomofagia, insetos na alimentação humana


Você poderá estranhar o fato de eu fazer essa postagem...
O importante é que, a sustentabilidade é um tema, um assunto, que deveria ser de preocupação constante, e nós nos esquecemos dessa importância em vários momentos da nossa vida, nos vários segmentos que trabalhamos.

Dessa forma, surgem as preocupações com o aumento da população mundial e, consequentemente, como alimentar essa população? Assim, surge o uso dos tenébrios.


Serão eles nutritivos, serão alimentos mais sustentáveis?
Teremos realmente que recorrer a eles?
São realmente fonte de proteínas?

São discussões altamente interessantes, esse aspecto e análise do futuro da alimentação.
Como se imagina a nossa alimentação daqui a 100 anos? Com o crescimento da população mundial, a pressão crescente sobre os recursos e o desperdício de alimentos, seremos capazes de criar receitas para alimentar o mundo? Inventaremos novos alimentos? Ou recorreremos a outros meios menos convencionais como insetos, algas ou carne in vitro?

Viajando pelo mundo, descubra o que o mundo come e prove o que poderão ser os alimentos do futuro! Entre eles, insetos, algas e muito mais!

Os tenébrios (que antes estavam bem vivos e irrequietos), depois se transformam em pratos variados.

O chef Maurício Santi, especialista em culinária tailandesa, mostra em programa de TV uma ampla variedade de pratos, entradinhas, sanduíches, utilizando tenébrios. 

Santi decidiu se tornar chef por conta da comida do Sudeste Asiático. Para isso, percorreu diversos endereços mundo afora para aprender o ofício -trabalhou na Inglaterra, Austrália e Singapura, além de ter feito pesquisas culinárias em diversos países da Ásia. Incluindo um estágio de um ano no Nahm, restaurante na Tailândia considerado o melhor de todo o continente pela disputada lista anual "50 Best", criada pela revista britânica "Restaurant".





No extinto programa Hipertensão da Rede Globo, os participantes tinham que fazer diversas provas nojentas com as larvas de Tenebrios. Larva, pupa e adulto de Tenebrios.
Caixa de criação de tenébrios



Programa criado pelo fundo da ONU voltado à segurança alimentar incentiva a criação de insetos comestíveis em escala, devido ao caráter nutricional e à baixa emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs).



Esses simpáticos grilos foram servidos banhados de chocolate.


Aqui, Guacamole e Crema Agria com tenébrios de enfeite. Respectivamente, Frijoles refritos puxados com tenébrios e baratas e Salsa Maya de Tomate e baratas.


Na foto, o prato produzido pelo Professor de Gastronomia do Instituto Federal Catarinense - Rossano Linassi, especialista em antropoentomofagia - termo utilizado para quem consome insetos na alimentação: mini abóbora oriental recheada com shiitake, alho poró e tomate cereja ao perfume de shoyu. E é claro, baratas e tenébrios. Os pratos com insetos ainda não podem ser comercializados. 










É realmente, uma culinária exótica, cheia de personalidade, além de ser muito nutritiva. Apreciar a culinária de outros países já é costume dos brasileiros. Mas para apreciar esse tipo de iguaria, não é para muitos... 

E você, o que pensa disso? 
Vai contribuir para uma vida sustentável?
Quer provar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário