segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Borboletas e Mariposas

Borboletas e Mariposas

Borboletas e mariposas possuem escamas coloridas nas asas.  Como todo inseto, borboletas e mariposas têm o corpo dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça tem 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos ( formados por várias lentes) e a boca, na forma de um canudinho usado para sugar o néctar das flores. No tórax tem 6 patas e em geral 2 pares de asas. No abdômen encontram-se os órgãos vegetativos e reprodutivos. Borboletas e mariposas apresentam 4 fases distintas em seu desenvolvimento: ovo, lagarta - fase jovem, crisálida - transformação e borboleta - fase adulta
Quase todas as espécies de borboletas são ativas durante o dia Muitas espécies de borboletas têm diferentes cores e texturas em suas asas, um dos motivos que fazem seus admiradores colecioná-las. Já as mariposas geralmente ativas durante a noite atraída por focos de luz esta é uma das diferenças entre borboletas e mariposas. Existem muitas espécies de borboletas e mariposas. As borboletas são importantes polinizadoras e alimentam-se de líquidos variados. O corpo da borboleta é muito leve, as asas são muito largas, mas, mesmo assim ela acaba conseguindo pousar na flor aberta, de onde suga o néctar adocicado. As borboletas existem em todas as partes do mundo, com exceção das regiões glaciais .
 * Favor notificar possíveis erros de identificação. 
   Obrigado.

Conheceremos agora algumas espécies de borboletas e seus ovos.

Callophyrus rubi e Carcharodus 


Dryas iulia e Erynnis tages


Leptidea sinapis e Lycaena dispar


Lycaena hippothoe e Lysandra coridon


Lysandra bellargus e Heliconius charithonia


Neozephyrus quercus e Pieris brassicae

Parargea egeria e Lycaena phlaeas

Polygonia album e Polymmatus icarus

Apesar de todo o esforço das borboletas fêmeas para proteger seus ovos, poucas chegam à idade adulta. Formigas, pássaros e outros animais podem comer os ovos. As lagartas e borboletas são aperitivos populares, apreciados por vários animais, desde pássaros até morcegos. Alguns insetos também se escondem dentro ou em volta das flores para caçar borboletas adultas. A crisálida da borboleta também possui algumas defesas contra predadores. Em todos os estágios de sua vida, no entanto, a borboleta pode ainda sucumbir por causa de fungos ou doenças.
Mas os predadores naturais não são as únicas ameaças à sobrevivência das borboletas.
A perda do habitat é uma séria ameaça também a outras populações de borboletas, e não apenas às das reservas migratórias. A urbanização e o desenvolvimento podem rapidamente destruir as plantas das quais as lagartas se alimentam e onde as borboletas depositam seus ovos. Além disso, algumas pessoas vêem as lagartas como pestes, sobretudo quando destroem a folhagem de plantas cuidadosamente cultivadas. Por esse motivo, alguns matam as lagartas do jardim, evitando que elas se transformem em insetos adultos.
Embora seja óbvio que as borboletas não são os alvos preferidos de caçadores, a caça praticada pelos humanos surtiu efeito em sua população. Algumas espécies são muito valorizadas pelos colecionadores, o que causou um declínio na população. Por exemplo, várias espécies deswallowtails (cauda-de-andorinha) estão na lista de espécies ameaçadas do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (em inglês, U.S. Fish and Wildlife Service).

Os pesticidas também são outra grande ameaça às borboletas, já que elas são extremamente sensíveis a eles. Mas mantê-los longe das fontes de alimento das borboletas é uma tarefa difícil. O vento pode levar os pesticidas para outros lugares longe de suas origens, contaminando os habitats desses insetos. Por esse motivo, as pessoas que querem ter borboletas freqüentando  seus quintais e jardins devem utilizar formas naturais de controle de pestes, como incluir insetos que se alimentam deles.
Felizmente, as borboletas conseguem viver e se desenvolver em estufas e outros locais fechados com alimento, água e as plantas certas. Isso torna possível que os centros naturais e outros locais cuidem delas e eduquem as pessoas, ao mesmo tempo tentando preservar algumas espécies. No entanto, apesar de tais esforços, a perda do habitat e o uso do pesticida continuarão a ameaçar as borboletas do mundo inteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário