quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pesquisadores da Unicamp elaboram plano contra extinção de borboletas


 

Duas espécies estão na lista dos 100 animais mais ameaçados do planeta.

Meta é a criação de reservas naturais para os animais em risco.





Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) elaboraram um plano para combater a extinção de duas das 100 espécies com maior risco de extinção, divulgada nesta terça-feira (11) em um congresso na Coreia do Sul. São espécies de borboletas, encontradas apenas no Brasil.

A espécie Actinote Zikani é achada na Serra do Mar na região de Mata Atlântica e a espécie Parides Burchellanus é característica do Cerrado. Segundo o professor e pesquisador da Unicamp André Freitas, no Brasil existem cerca de 3,2 mil espécies de borboletas e destas, cerca de 50 estão ameaçadas de extinção e constam na lista vermelha do Ibama.

Actinote Zikani 






Parides Burchellanus 


Plano

De acordo com Freitas, a principal meta é a criação de reservas naturais para abrigar as espécies, já que o principal motivo para a ameaça às borboletas é a destruição do habitat natural com o desmatamento. "No país, em toda a área do Cerrado não há áreas de proteção ambientais", afirma o pesquisador.
A espécie Actinote Zikani só pode ser encontrada em uma área pequena próxima ao município de Paranapiacaba (SP), que é um dos únicos locais que oferece proteção às borboletas.
Não é possível saber quantos exemplares das espécies ameaçadas ainda estão na natureza, já que não há uma forma de capturá-las. A pesquisa feita na Unicamp não utiliza animais em cativeiro, segundo o pesquisador. "Preferimos deixá-las no habitat natural devido ao tamanho da ameaça contra essas espécies", explica Freitas.




 Actinote Zikani , está ameaçada de extinção (Foto: Ronaldo Francini/ Divulgação)